Cinco são as características básicas:
- divisão do trabalho;
- especialização;
- hierarquia;
- distribuição de autoridade e responsabilidade;
- racionalidade da organização formal.
Essas características mudam de acordo com as organizações, que podem ser de três tipos:linear, funcional, e linha staff – cada uma apresenta vantagens e desvantagens.
Linear
É a estrutura mais simples e antiga. Sua denominação deve-se ao fato de que, entre escalão e os subordinados, existe apenas linha direta de autoridade.
Funcional
Embora nos permita, com evidente vantagem, o uso das especializações e de métodos de produção mais eficientes, a organização de tipo funcional torna muito difícil o controle disciplinar e a cooperação das diversas funções em virtude da pluralidade de comando.
Linha staff
Consiste no tipo linear acrescido de um órgão de assessoria (ou staff)cuja função é opinativa, orientadora ou de aconselhamento.Os órgãos de staff não tem poder de execução ou de decisão.
Departementalização
Ao começar o processo de departementalização devemos dar atenção a dois aspectos: a divisão do trabalho, segundo as especializações existentes.
Dessa forma departamentalizar é descentralizar as atividades agrupando-as de forma lógica e racional para que obtenha um melhor resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário