quarta-feira, 2 de julho de 2008

LIDERANÇA

Liderança é palavra que tem conotação de certa imponência, evocando personagens da História, com qualidades sobrenaturais. No entanto, as pessoas que têm liderança são comuns em muitas situações, nas organizações e na vida social. A capacidade de liderar é importante não apenas em governantes, líderes religiosos ou fundadores de nações, mas também em treinadores de equipes esportivas, comandantes militares, professores e todos os tipos de administradores de organizações.

Dentre as várias definições de liderança, podemos destacar a de que liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Podemos dizer, ainda, que liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboardores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores é o líder. Um grande líder tem essa capacidade dia após dia em uma grande variedade de situações.

A liderança, no entanto, é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um atributo dos cargos gerenciais. O cargo empresta a seu ocupante o direito de tomar decisões e de se fazer obedecido durante seu mandato. As normas impessoais transformam o ocupante do cargo em uma figura de autoridade, com poderes formais para influenciar o comportamento alheio. As normas também definem os limites dentro dos quais esses poderes podem ser usados. Autoridade formal e liderança nem sempre andam e nem precisam andar juntas. A pessoa que ocupa uma posição de autoridade formal pode não ter liderança informal sobre seus colaboradores e nem precisar dela. Da mesma forma, a pessoa que exerce liderança informal sobre um grupo pode não ocupar um cargo com autoridade formal correspondente e nem precisar dele.

O uso da autoridade é um tipo específico de habilidade. A habilidade no uso da autoriade é outro foco importante na liderança. Há três estilos ou formas principais de liderança: autocrática, democrática e liberal. Na autocracia, o poder está centralizado na decisão do líder. Na democracia, há uma divisão dos poderes e a decisão ocorre entre o líder e o grupo. No estilo liberal, o líder não influencia nas decisões do grupo e os liderados têm total autonomia para tomar tais decisões.

Há, portanto, estilos melhores ou mais eficazes que outros? Para ser eficaz, o estilo tem de se ajustar à situação, surgindo a chamada Teoria da Liderança Situacional. O principal problema que essa teoria procura resolver é descobrir qual estilo ajusta-se a qual situação. Há vários defensores e modelos de liderança situacional. Os principais modelos e pensadores são: modelo de Tannenbaum e Schmidt, modelo de Fiedler, modelo de Hersey-Blanchard.

Retirado de Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital, de Antônio César Amaru Maximiano - 6ª Edição - Editora Atlas

Nenhum comentário: