terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Perfil do Administrador Moderno

I – INTRODUÇÃO

No cenário de grandes mudanças econômicas, como as que recentemente vem se desenrolando no mundo inteiro, não é difícil admitir-se a necessidade de mudança do perfil do Administrador. Avançar lado a lado com a competitividade global requer no mínimo uma reflexão sobre o assunto.

Destaca-se como função primordial do administrador moderno exercer um modelo de liderança baseada em princípios que a sociedade atual valoriza, tais como: inspirar uma visão compartilhada e futurística, com o apoio conquistado de outros; desafiar o processo, experimentando e correndo riscos, numa busca incessante de oportunidades; capacitar colegas e subordinados, cultivando um ambiente de colaboração e fortalecimento das relações pessoais; encorajar as emoções, principalmente aquelas de reconhecimento de contribuições e comemoração de conquistas; modelar um novo caminho baseado no exemplo e na conquista de pequenas vitórias.

Algumas das qualidades e características dos Administradores do Futuro, em grande parte, continuam sendo as mesmas que sempre foram, ou seja: a inteligência, elevado nível de energia pessoal, capacidade e vontade de crescer constantemente, disciplina, liderança, etc. O que se ressalta aqui não é apenas a necessidade maior da multi-disciplinaridade e da constante atualização sobre técnicas e ferramentas modernas da gestão, mas sim de outros aspectos,talvez até mais importantes. Dentre eles ressalta-se: o da confiança e carisma que o administrador desperta na comunidade onde atua; o da sabedoria com que potencializa a criatividade de uma equipe; o da forma clara, objetiva e diplomática com que se comunica, favorecendo um bom relacionamento; o da sensibilidade em compartilhar seus conhecimentos com modéstia e simplicidade, compreendendo e respeitando as diferentes opiniões.

A visão futurística cultuada nos dias atuais apresenta uma concepção bem diferente do que preconizava a Administração Científica. Nas últimas duas décadas ocorreu uma transformação surpreendente da “razão do negócio”, abandonando a cultura de manufatura e adotando a prestação de serviços. Tornou-se cada vez mais evidente a necessidade do Administrador adotar estratégias de Marketing – In e,conseqüentemente, de explorar suas habilidades de conhecimento e relacionamento com o mercado, principalmente elevando a “postura ética” da empresa e do profissional ao nível de garantia de competência e qualidade.

Por outro lado, a sociedade reconhece, como líderes dos novos tempos, os profissionais de Administração que demonstram grande credibilidade pessoal e excepcional competência administrativa, ressaltando mais o que realizam do que aquilo que falam, mais a experiência e competência do que o título e posição, mais o que modificam do que aquilo que controlam, mais a mentalidade que constróem do que as metas que definem.

II – OS NOVOS DESAFIOS

No novo século que se inicia, complexas exigências requerem mudanças conceituais em muitos setores da sociedade. Dentre os principais desafios encontra-se a nova concepção do trabalho, uma vez que as rotinas físicas e intelectuais estão sendo, passo a passo, assimiladas por robôs e computadores. Não se trata meramente de uma questão de empregabilidade, mas sim da perda da funçãosocial dos profissionais, aliada ao desafio de promover uma transformação organizacional que contemple o trabalho, a cultura, a economia, o governo e, finalmente, o negócio.

Os governos, mais do que contemplarem questões de nacionalismo, deverão compreender mais as mudanças do cenário político internacional e as novas fronteiras digitais dos países. Fornecer subsídios a um maior número de pessoas e o acesso às redes de informação internacionais, eliminando intermediários e criando um novo comércio mundial.

Ao mesmo tempo que novas tendências mundiais estão moldando as características dos profissionais do futuro,impondo-lhes desafios a enfrentar e vencer, solicitam destesa resolução de problemas como o das sobrecarrega das obrigações sociais, econômicas e ambientais.

Mais do que o progresso tecnológico, será o aprimoramentodo próprio ser humano a força motriz capaz de incutir valores pessoais como: integridade, honestidade, lealdade a princípios,autoconfiança e auto-estima, tenacidade, criatividade e auto-motivação,a o perfil profissional dos Administradores dos Novos Tempos.

Já se encontram entre nós os nossos sucessores. Podem ser nossos filhos, crianças ainda, mas também serão sem dúvida, os nossos alunos. Como construir com eles um aprendizado capaz de habilitá-los a estes desafios?

Talvez atuando como uma “parteira”, que facilita a concepção de um novo ser, o professor poderá facilitar o processo de formação do novo profissional, administrando conflitos, ampliando a concepção de vida e, fundamentalmente, compartilhando sua visão e experiência. Criar um clima astral elevado e sinérgico, para fazer desabrochar o grande potencialque existe dentro de cada ser humano. Compreender o que foi dito e o que não foi dito. Perceber com clareza a linguagem falada e a não falada. Revelar no silêncio o seu verdadeiro caráter. Renovar constantemente suas energias interiores eesperanças, compartilhando-as. Compreender que nossas ações devem estar em harmonia com uma filosofia de vida coerente e permitir que tudo flua de maneira mais fácil e sem cessar.

BIBLIOGRAFIA

DRUCKER, P. F. O Líder do Futuro. 6ª ed., SP, Futura, 1996.BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente. RJ, Vozes, 1998.CARNEIRO, J. G. P. Uma Visão da Ética Profissional. SP, Pioneira,1998.COURE, M. L. Formação e Ideologia do Administrador de Empresas.SP, Cortez, 1998.RODRIGUEZ, C. Ética e Cidadania. SP, Moderna, 1994

Publicado no site da UNICID no Radar Acadêmico de Novembro/2001 Prof. Dr. Antonio Cesar Galhardi Professor do Curso de Administração da Unicid

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