segunda-feira, 10 de novembro de 2008


PENSAMENTO ENXUTO versus DESPERDÍCIO.
O pensamento enxuto é forma de combater o desperdício. A idéia de pensamento enxuto baseou-se no sistema de produção da Toyota onde atacou toda a espécie de desperdício da operação da empresa.

Há cinco princípios básico de mentalidade enxuta.
Especifique o Valor Toda empresa precisa entender que o valor só pode ser definido pelo cliente. É este valor que determina quanto dinheiro o cliente pode pagar pelo produto ou serviço. A empresa tem o trabalho de eliminar os desperdícios e usar os processos de forma que o preço pago pelo cliente se transforme em lucro.
Identifique a Cadeia de Valor A cadeia de valor e a cadeia inteira do ciclo de vida de um produto desde a matéria-prima. Só um estudo e entendendo com clareza a cadeia de valor e seu valor agregado para fabricar e entregar ao cliente um produto ou um serviço.
Fluxo Um indicador importante para a eliminação de desperdício é o fluxo. Se a cadeia de valor sai fora dos eixos por qualquer motivo, então o desperdício está ocorrendo. O truque é constituir um fluxo de valor onde o produto(suas matérias-primas, componentes) nunca para no processo de produção, se comportando de maneira contínua sem interrupção. Onde cada aspecto de produção e de venda é completamente sincronizado com os outros elementos.
O fluxo cuidadosamente projetado pela cadeia de valor inteira tenderá a minimizar desperdícios e aumentar o valor para o cliente.
Produção Puxada Há uma mudança de departamento e lotes para equipes de produção e fluxo, isto reduz o tempo necessário para projetar um produto e colocá-la na mão do consumidor. Para alcançar isto é necessário grande flexibilidade e um ciclo pequeno de troca, produção e de entrega dos produtos ou serviços. Também requer um mecanismo eficiente de comunicação e informação para cada passo na cadeia de valor e o que é necessário para satisfazer a necessidade do cliente.
O produção puxada se utiliza de ferramentas de controles como "just-in-time", cujo elementos chaves são: fluxo, puxar, controle dos estoques e do tempo Perfeição Uma empresa enxuta fixa objetivos para atingir a perfeição. A idéia de administração de qualidade total é sistematicamente e continuamente para remover e atacar a raiz do problema de baixa qualidade ou problemas na planta de produção levando-os a perfeição. Esta meta inexorável do perfeito é atitude chave de uma organização que se transformará em enxuta.
Ao se fazer um produto ou gerar um serviço que se aproxime do consumidor gerando satisfação, demonstra o quanto estamos chegando perto da perfeição.
Para implementar a perfeição uma empresa enxuta busca no benchmarking o seu modo de agir através de conversão do sistema de produção, baseando-se na diminuição de estoques em processo, em fluxo contínuo com a produção puxada pelo cliente, reduzindo o tempo. A isto damos o nome de "Kaikaku"


Estruturar a empresa(Cadeia de valor e fluxo) de tal forma possibilite o cliente determinar que tipo de produto ou serviço ela quer (Produção puxada), e a partir da solitação do cliente a empresa entregue de forma rápida um produto ou serviço de forma personalizada, com qualidade e com baixo custo.
Alem disso a empresa deve trabalhar com fluxo de "Zero desperdício" e mesmo assim mantendo uma baixa escala seja competitivo.



O conteúdo acima é mais que uma atitude estratégica, é a busca pela redução de desperdício, é a empresa focada no cliente, é uma posição séria que deve ser assumida com a mudança no processo e na forma de dispor produtos ou serviços ao cliente.

Recomendo a leitura deste livro a todos, pois hoje da forma que as empresas concorrem num mercado ágil e dinâmico, não adianta sermos iguais aos concorrentes, não é lógico brigar por uma fatia do bolo, quando se pode impor e criar um novo mercado, ou seja conseguir um bolo inteiro.

Nenhum comentário: